Ruas e avenidas em Alto Araguaia recebem aplicação de lama asfáltica

Ruas e avenidas em Alto Araguaia recebem aplicação de lama asfáltica
Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) recebe esta semana o projeto cultural Remanso do Araguaia – contos e lendas. A programação envolverá escolas municipais e estaduais a partir desta quarta-feira e se estende até a próxima sexta-feira (06). O lançamento e início das atividades acontecerá na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, no Bairro da Cohab. [caption id="attachment_27538" align="alignleft" width="468"]DSC06489 Atrações do Projeto Remanso no Araguaia - Contos e Lentas inicia programação hoje em Alto Araguaia[/caption] O projeto pretende coletar, catalogar, publicar e difundir lendas e histórias regionais contadas e recontadas pelo povo de cada região visitada. Outra proposta a ação desenvolvida pelo professor, pesquisador e escritor João Luiz do Couto e Sheila Signário, fotógrafa e produtora, é manter contato com moradores ribeirinhos dos córregos Gordura e Boiadeiro e também do Rio Araguaia coletando novos contos e lentas. Com esse mix de ações, o projeto contribui para fortalecer a cultura local e a difusão de manifestações guardadas pela tradição oral, além de promover o intercâmbio entre as cidades. As informações obtidas com o projeto resultarão na produção de um livro que levará o nome do projeto. Além de Mato Grosso, o projeto apoiado pelo Ministério da Cultura e pela prefeitura de Alto Araguaia, também passará por São Paulo, Goiás, Tocantins e Pará totalizando 25 cidades visitadas. “O projeto surgiu em 2011 com o objetivo de resgatar um pouco da cultura popular, das histórias e das lentas do Rio Araguaia. Montei esse projeto justamente para resgatar essas lentas. Em Alto Araguaia estamos buscando as lentas dos contadores de histórias e também trazendo as nossas histórias em apresentações nas escolas, praças e outros locais. Tivemos uma boa parceria com o município”, disse João Luiz do Couto. O secretário de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, Maciel Aurélio Peruchi, explicou que a ação tem por objetivo promover e resgatar a cultura local. Os eventos, principalmente na Praça Tiradentes, são abertos à comunidade. “O prefeito Maia Neto não tem medido esforços para desenvolvermos ações da nossa secretaria. É mais um projeto e acredito que será um sucesso absoluto em Alto Araguaia. Toda população está convidada a participar, pois o resgate cultural é sempre importante. Temos que conhecer, resgatar e manter viva a cultura da nossa comunidade”, destacou. Programação projeto cultural Remanso do Araguaia O início das atividades do projeto cultural Remanso do Araguaia – contos e lendas será nesta quarta-feira (04) na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida. No período da tarde será a vez dos alunos da Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues com início previsto para às 15h30min. Na quinta-feira (05), o projeto abarca apresentações com alunos da Escola Municipal José Inácio Fraga e toda comunidade na quadra Antônio Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro. À tarde, às 15h40min, as ações concentram-se na Escola Carlos Hugueney. Encerrando as atividades, novamente haverá apresentações na Escola Carlos Hugueney, às 09h40min.